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29/Jul/2021

Varejo: concentração do setor está mais elevada

No ano da pandemia, o faturamento médio das 120 maiores empresas varejistas do País caiu 68%, de R$ 1,8 trilhão para R$ 632 bilhões. Mas, esse movimento não foi uniforme: nas dez maiores companhias, o faturamento cresceu quase 30%, o que fez aumentar a concentração de mercado, segundo dados do ranking do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) - Instituto de Administração (FIA). As vendas das 120 empresas representaram 13,6% do consumo das famílias brasileiras no ano passado. Em 2019, essa participação foi de 39%. Numa situação de crise, os elos mais fracos sempre sofrem mais. E a pesquisa de 2020 mostrou isso de forma muito clara. Segundo a pesquisa, as dez maiores empresas do varejo (Carrefour, GPA, Magalu, Via, Americanas, Big, Raia Drogasil, Natura, Boticário e Mateus Supermercado) faturaram no ano passado R$ 317 bilhões, a metade do registrado pelo conjunto das 120 companhias.

O valor é 48 vezes maior que o faturamento das dez menores desse ranking, de R$ 6,5 bilhões. O processo de consolidação intensificado no ano passado vai continuar forte em 2021, ainda como efeito da pandemia. Embora não seja o setor mais concentrado do varejo, o segmento de supermercados teve o maior avanço no ano passado. A participação das cinco maiores empresas subiu de 54,5% para 58,3%. O de material de construção avançou de 83,9% para 86,5% e o de eletroeletrônico e móveis, de 86% para 88,4%. No caso de drogarias e perfumarias, a participação dos cinco maiores grupos passou de 77,7% para 79,2%. A maior concentração no varejo verificada no ano passado não é um fenômeno apenas brasileiro, mas mundial. Esse já era um movimento que vinha ocorrendo, mas foi acelerado pela pandemia.

A explicação está no maior acesso das grandes empresas a recursos financeiros num custo menor, maior inteligência em suas estruturas e mais tecnologia, além de recursos humanos de qualidade. Outro elemento foi a transformação digital, que colocou as empresas mais próximas do consumidor. A partir da visão e necessidade dos clientes, as companhias passaram a criar produtos mais adequados aos usuários e comprar empresas que tenham soluções inovadoras para seus negócios. Exemplo disso é que, no primeiro quadrimestre deste ano, o número de aquisições de startups por grandes grupos cresceu 120%, segundo a plataforma de inovação Distrito. Essa aproximação da empresa com o consumidor não está só no e-commerce. Tem a ver com a jornada do consumidor, desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda. Tudo isso agora está sendo rastreado e monitorado.

Aquelas empresas mais bem estruturadas financeiramente ficaram mais relevantes para continuar a ganhar tração. Quem não estiver nesse caminho, que envolve maior digitalização e maior aproximação com os consumidores, poderá ter problemas daqui para frente. O mundo está polarizado. Ou você lidera ou será liderado. O mercado de varejo ainda tem muito para amadurecer e isso implicará maior concentração. De acordo com o ranking Ibevar-FIA, o Carrefour repetiu no ano passado o resultado de 2019 como maior empresa de varejo do País, seguida pelo Grupo Pão de Açúcar. A novidade foi o Magazine Luiza que agora é a terceira maior do setor, desbancando a Via, dona das Casas Bahia. Outro que caiu no ranking foi o Grupo Big, que em 2019 estava em quarto lugar e no ano passado caiu para o sexto lugar, atrás de Lojas Americanas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.