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13/Jul/2021

BR-163: concessão elevará escoamento de grãos

O resultado do leilão da BR-163 no trecho que vai de Sinop (MT) a Miritituba (PA), arrematada quinta-feira (08/07) pelo Consórcio Via Brasil, foi um pouco pior que o esperado pelo Movimento Pró-Logística, que representa o agronegócio em Mato Grosso. A expectativa era que a tarifa tivesse ficado entre R$ 0,065 a R$ 0,07 por quilômetro, mas o arrematado foi R$ 0,07867 por quilômetro, desconto de 8,09% em relação ao valor máximo de pedágio definido em edital. Segundo o Movimento Pró-Logística, não será um problema tão grande, desde que o consórcio desenvolva um bom trabalho de manutenção da estrada em todo o percurso, durante os dez anos de concessão.

A estrada deve movimentar 14 milhões de toneladas de grãos neste ano, o que representa um crescimento de quase 22% em relação aos 11,5 milhões transportados em 2020. O aumento aconteceria independentemente da privatização. É resultado do aumento de produção em Mato Grosso, e tende a continuar assim. A estimativa é que a movimentação de soja e milho cresça entre 2,5 milhões e 3 milhões de toneladas ao ano até que a Ferrogrão (ferrovia que a União tenta viabilizar e cujo traçado será paralelo ao da rodovia) seja concluída. Até lá, serão cerca de 40 milhões de toneladas transportadas por ano. O projeto da Ferrogrão, porém, ainda não tem data para ser leiloado. O processo está parado desde março, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu cautelarmente a lei que alterava os limites do Parque Nacional do Jamanxim (PA) e que viabilizaria a obra.

O edital também precisa ainda da aprovação do Tribunal de Contas da União. Apesar de a tarifa ter ficado um pouco acima de sua expectativa, a concessão é motivo de comemoração porque vai garantir que a BR-163 tenha boas condições de tráfego durante todo o ano. A estrada tem histórico de buracos e alagamentos durante o verão, justamente quando a safra de soja precisa ser levada por Miritituba (PA) aos portos do Arco Norte. Inaugurada em 1976, a BR-163 é administrada hoje pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A rodovia teve seu último trecho pavimentado no ano passado. Fonte: Valor Econômico. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.