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08/Jul/2021

Varejo tem retomada após segunda onda de Covid

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a reabertura de atividades econômicas que foram fechadas em março pela segunda onda da pandemia de Covid-19, comércio eletrônico e uma estratégia de promoções adotadas por alguns setores varejistas impulsionaram o desempenho do varejo em maio e abril. As vendas subiram 1,4% em maio ante abril, após já terem avançado 4,9% no mês anterior. O varejo mostra uma retomada após a segunda onda de Covid-19, que também teve medidas de restrições mais brandas que no início da pandemia.

Há a retomada das atividades em lojas físicas, e isso se reflete nas empresas. O impacto da segunda onda foi distinto nas diferentes regiões do País, com fechamento de estabelecimentos em momentos diferentes. O fechamento também foi mais brando, fecharam menos tempo talvez, teve muito fechamento parcial. A antecipação de compras para o Dia das Mães, segunda data mais importante para o varejo nacional (atrás apenas do Natal), também ajuda a explicar o bom desempenho de abril ante março. As vendas no comércio varejista em abril foram revistas de um avanço de 1,8% para 4,9%.

A antecipação de compras do Dia das Mães já explicava a alta de 1,8%, agora, com a entrada do dado de maio, reforça essa tendência. Em maio ante abril, houve avanços em sete das oito atividades que integram o comércio varejista. A leitura é de alta. Já era no mês passado. É uma leitura de alta que amplifica, porque o mês de maio vem numa base de comparação com abril um pouco acima. O consumo vem muito baseado em internet, muito baseado em promoção. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.