ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Jul/2021

EUA expande as exportações agrícolas para China

Segundo o embaixador do Brasil na China, é possível que os Estados Unidos recuperem neste ano a posição de maior fornecedor de produtos agrícolas para a China. O comércio agrícola atingiu patamar crucial para a relação Brasil-China. O Brasil se tornou principal fornecedor de produtos agrícolas para China. Neste ano, os Estados Unidos devem recuperar essa posição em virtude de relações comerciais dos dois países e questões de safra brasileira. Na avaliação do embaixador, contudo, embora o Brasil possa perder o posto de principal fornecedor de produtos agropecuários para a China em 2021, no médio e longo prazo, o cenário é muito promissor para a relação agrícola entre os dois países, com comercialização expressiva de soja, devido ao valor positivo de carnes.

Outros produtos do Brasil, como celulose e açúcar, continuam tendo mercado favorável na China. Mesmo que a China tenha feito grandes avanços para buscar tecnologias e aumentar sua produção agrícola e diversificar a pauta agropecuária, o país tende a continuar adquirindo grande quantidade de produtos agrícolas brasileiros. Esses esforços da China não são ameaças para a pauta exportadora do Brasil desde que a agricultura brasileira se mantenha competitiva. A China tem fatores naturais como terras e água disponível que limitam a expansão da agricultura local. Ele também ressaltou que a China tem dificuldades para encontrar alternativa ao Brasil no fornecimento de produtos agropecuários, em virtude da grande escala necessária para abastecimento do mercado chinês.

Do lado das oportunidades para ampliação da relação agrícola Brasil-China, o embaixador citou que o aumento da renda per capita do consumidor chinês tem levado ao aumento da procura por produtos de maior valor agregado, como o café. A demanda por cafés finos na China tem aumentado dois dígitos há muitos anos. Os chineses estão adquirindo novos hábitos de consumo de alimentação. A Embaixada do Brasil tem buscado desenvolver mercados para exportação de frutas brasileiras para a China, com alguns acordos em desenvolvimento e outros já firmados. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.