ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Jul/2021

Fintechs: ampliar crédito depende de mais dados

O aumento da transparência por parte de produtores rurais e a maior geração de dados sobre a produção são fatores-chave para expandir a oferta de crédito a produtores rurais, com condições mais atrativas. Implementar governança é importante para poder compartilhar os dados. Quanto mais dados, mais transparente a operação, mais acessível aquele produtor estará para o mercado e, assim, terão mais crédito, com taxas e condições melhores.

A fintech Duagro pontuou que ainda faltam para as startups de crédito alguns dados que poderiam ajudar a reduzir os custos do dinheiro disponibilizado e elevar a oferta. Ainda há problemas com a qualidade dos dados de satélites referentes a pequenos e médios produtores, com a previsão da safra. Além disso, a infraestrutura de conectividade no campo é muito ruim. Outro desafio é o fato de muitos pequenos agricultores ainda não terem celulares.

A fintech TerraMagna acrescentou que alguns produtores não têm dados sobre seu balanço financeiro, que contribuiriam para as startups analisarem seu risco e precificar de forma mais acertada o crédito concedido. Compreender também os riscos dos compradores de grãos, como tradings, é importante para avaliar o risco do agricultor que contrata crédito com as fintechs. Não é possível esperar pelo produtor para ter todos os dados.

A TerraMagna tem uma abordagem paralela, de usar o que está disponível, satélites, informações de governo, e complementar com outros dados que vêm do campo. Para a GrainChain (empresa com sistemas para gestão dos processos de pré-colheita, armazenagem, logística e negociação), estimular os produtores a coletarem informações sobre sua produção, mostrando que isso poderá viabilizar o acesso a recursos com taxas de juros mais baratas, é necessário, pois assim poderão conseguir melhores condições de crédito. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.