ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Jun/2021

Compromisso ambiental gerará competitividade

O compromisso com questões ligadas à sustentabilidade passou a ser determinante para a competitividade do setor empresarial como um todo, das pequenas às grandes empresas e, sem ações nessa direção, ficará difícil obter financiamento e até mesmo mão de obra qualificada. Segundo a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, já é evidente que está cada vez mais mensurável o risco relacionado às questões ambientais, sociais e de governança (ESG) para os negócios. Cada vez mais a sustentabilidade é condição para competir. Entre os ganhos dessa estratégia estão maior eficiência operacional, menor custo de capital, acesso a mercados e atração de talentos.

Para o grupo Ambipar, as práticas efetivas trazidas pelas ações socioambientais, sempre pautadas por uma governança bem estabelecida, trazem oportunidades para as empresas. Quando as empresas observam o quanto podem ser estratégicas dentro dessa agenda, além de mitigar riscos e gerar valor a longo prazo, elas entendem que é possível integrar o ESG com suas estratégias corporativas. Para empresas que não entendem a diferença entre ESG e sustentabilidade, é preciso esclarecer que a agenda que ganhou essa sigla do setor financeiro é o pilar dessas práticas, pois levou para a governança o olhar para as questões sociais e ambientais.

A empresa precisa observar, nas suas operações e na sua cadeia, o que é relevante para o seu negócio e trabalhar em questões ligadas a isso. Para as empresas adaptarem seus negócios à agenda ESG, é preciso ter conhecimento, planejamento e liderança. Para o entendimento, ela pode trabalhar com seu time interno ou com uma consultoria. O planejamento deve ser feito pensando em cenários possíveis e diferentes. Outro aspecto é a liderança. Presidentes de empresas e de conselhos têm de estar diretamente envolvidos. Uma frase muito comum no meio empresarial é que o “tom vem do topo”. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.