ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Jun/2021

Brasil: crise hídrica vai limitar crescimento do PIB

Segundo o Rabobank, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) indica uma retomada forte no segundo trimestre ante o mesmo período de 2020, mas não tão forte como os dados setoriais vêm apontando. A expectativa é de aumento de 12% do índice em maio contra igual mês do ano passado, o que levaria a uma queda de cerca de 0,50% na margem. Para o Produto Interno Bruto (PIB), o banco mantém a expectativa de recuo de 0,30% ante o primeiro trimestre, com ajuste sazonal, o que deixaria um carrego estatístico para o ano de 4,60%. A expectativa do Rabobank é de crescimento de 4,80% em 2021. O IBC-Br subiu 0,44% em abril. O banco não vê uma expansão muito acima de 5,00% este ano, como projetam algumas instituições, por causa de possíveis desdobramentos da crise hídrica.

A indicação é que há baixa probabilidade de racionamento com o acionamento das usinas termelétricas. Contudo, o forte aumento de preços pode afetar a demanda de consumidor em um momento em que o orçamento de muitas famílias ainda não está balanceado. Mão passa só por uma questão de inflação. A partir do momento em que a se fala de consumo mais caro, não só pelo setor produtivo, mas por parte das famílias, que estão em situação complicada, o canal de expectativa que acaba sendo complicado. Pode gerar um resfriamento da demanda a partir do momento em que a energia pode ficar muito cara. Em relação à antecipação de calendários de vacinação, como o anunciado por São Paulo este fim de semana, é positivo para a atividade, mas que o ritmo de imunização ainda é lento.

Mantido o ritmo atual, 80% da população com mais de 15 anos estaria vacinada com as duas doses no primeiro trimestre de 2022. Caso esse ritmo dobre, isso poderia acontecer no quarto trimestre deste ano. Com a melhora das perspectivas para a atividade desde maio, o Comitê de Política Monetária (Copom) pode retirar a sinalização de ajuste parcial nesta semana, mas que não necessariamente faria a normalização total da política monetária. O Rabobank, por ora, ainda mantém a aposta de que a taxa Selic deve encerrar este ano em 5,50%. É possível que o colegiado siga aumentando em agosto a taxa básica em 0,75%, como deve fazer nesta quarta-feira (16/06), para tentar conter o avanço das expectativas de inflação para 2022. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.