ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Mai/2021

China: governo tenta conter alta de commodities

A China está tentando esfriar os mercados das principais commodities industriais, como minério de ferro, com o objetivo de impedir que os preços em alta de matérias-primas prejudiquem a recuperação da crise provocada pela pandemia de coronavírus. Autoridades chinesas emitiram avisos sobre comportamentos problemáticos nos negócios. Eles disseram que supervisionariam esses mercados mais de perto e mudaram alguns requisitos de margem para negociações de futuros.

Na semana passada, o gabinete nacional, ou Conselho de Estado, anunciou medidas para garantir o fornecimento adequado e preços estáveis para as commodities. No dia 23 de maio, seis agências, incluindo os reguladores da concorrência e de valores mobiliários da China, convocaram representantes da indústria de commodities para alertá-los sobre uma abordagem de tolerância zero para atividades ilegais como manipulação de preços. Os participantes incluíram representantes de associações industriais e produtores de commodities.

Os órgãos do governo também disseram que supervisionariam com mais rigor os mercados como os de cobre e alumínio, de acordo com um comunicado da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, a principal agência de planejamento econômico da China. As intervenções do governo chinês refletem a política de repressão a diversas classes de ativos, entre elas criptomoedas. Os esforços recentes da China para conter a mineração e o comércio de criptografia aumentaram os preços do bitcoin e de outras moedas digitais. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.