ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Mai/2021

China planeja monitorar preços das commodities

O principal órgão de planejamento econômico da China pretende aprofundar mudanças no mecanismo de precificação de commodities e serviços nos próximos cinco anos. A Comissão de Reforma e Desenvolvimento (NDRC) do país divulgou um plano de ação nesta terça-feira (25/05) para aperfeiçoar os instrumentos de regulação de preços e governança entre 2021 e 2025. Em particular, a agência estatal pretende reforçar o sistema de monitoração e alerta de preços e preparar respostas a movimentos de volatilidade nas cotações das principais commodities.

A NDRC também planeja ajustar o sistema de precificação de recursos hídricos, de serviços públicos que incluem educação e cuidados de idosos e de várias fontes de energia, num momento em que a China procura reduzir emissões de carbono. A iniciativa veio após crescentes expectativas entre operadores e analistas de que o governo chinês adotaria medidas para conter um recente salto nos preços das commodities.

No fim de semana, o governo convocou grandes produtores de commodities e os ameaçou com severas punições, por práticas como especulação maliciosa e manipulação de preços. Nas últimas semanas, autoridades chinesas têm demonstrado preocupação com o avanço incomum dos preços de commodities, como minério de ferro, cobre e aço, desde o começo do ano, à medida que a demanda cresceu com a recuperação da economia global. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.