ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Mai/2021

UE terá taxação verde sobre produtos importados

As questões climáticas são prioridade nos planos de recuperação da União Europeia, reforçaram no dia 22 de maio as lideranças do bloco após reunião dos ministros da Finanças no âmbito do Eurogrupo e do Ecofin. Um dos planos é a taxação verde, que deve envolver a tributação de produtos com impacto ambiental vindos de fora da União Europeia. O plano é equalizar preço de carbono para produtos domésticos e importados. Em uma proposta que deve ser apresentada em julho, o braço-executivo da União Europeia espera incentivar a sustentabilidade globalmente.

Caso a legislação seja aplicada, produtos cuja pegada de carbono que entrem no bloco podem passar a serem sobretaxados aos consumidores. Na visão do ministro das Finanças de Portugal é necessário observar a questão para fora das fronteiras, já que não adianta "cortar emissões enquanto outros poluem. A Europa está na liderança das questões climáticas, por isso é exigente em combater a poluição também em países que estão fora, afirmou o ministro do país que tem a liderança temporária do Conselho da União Europeia.

Tendo em vista a meta de reduzir 25% das emissões de carbono até 2030, o tema teve amplo apoio, e todos concordaram que taxação verde pode gerar menos poluição. Chamado mecanismo de ajuste de fronteira de carbono (CBAM), o tema foi descrito como "complexo" pelos presentes. Aço, eletricidade e fertilizantes, foram apontados como áreas na qual o mecanismo pode ter impacto. A União Europeia deve ter crescimento de 4,2% em 2021, e 4,4% em 2022. Todos os países devem ter retorno aos níveis antes da crise no final de 2022. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.