29/Abr/2021
As Confederações Rurais Argentinas (CRA), que representam os produtores agrícolas do país, rechaçaram possíveis novas medidas do governo argentino para controle da comercialização de produtos agrícolas. "As vozes que indicam a intervenção de órgãos do Estado em alegados apelos, advertências, pedidos ou recomendações nos levam a questionar muito seriamente onde se pretende levar os produtores agropecuários", afirma a entidade.
A manifestação ocorre em meio aos rumores de que o governo do presidente Alberto Fernández estaria estudando novas exigências para restringir as exportações agrícolas. Segundo o jornal La Nación, a Direção-Geral de Alfândegas (DGA) da Argentina vai avançar com a modificação de um mecanismo de maior controle sobre as exportações de produtos como soja, milho e trigo. O governo argentino ainda não se pronunciou oficialmente sobre essas eventuais medidas. A entidade criticou também a relação de atribuir a alta da inflação no país aos alimentos.
Há alguns dias, pretende-se culpar o setor produtivo pelo ritmo inflacionário que o país sofre e que se arrasta há décadas, sem soluções definitivas. Nesta falácia são tomadas medidas para impedir a comercialização e exportação da produção primária. o setor produtivo também pede que o governo busque medidas profundas para controle da inflação e sobre suas reais causas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.