ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Abr/2021

Mercosul: reunião de ministros acaba sem acordo

Terminou sem acordo, e com bate-boca entre Brasil e Argentina, a reunião de ministros do Mercosul, realizada nesta segunda-feira (26/04). Apenas a Argentina se posicionou contra a proposta de reduzir imediatamente em 10% a Tarifa Externa Comum (TEC), que é cobrada na importação de produtos de fora do bloco. A proposta de flexibilizar as regras do bloco para permitir que os membros negociem acordos com outros países bilateralmente teve a oposição da Argentina e do Paraguai.

Uma nova reunião foi marcada para maio, quando as discussões dos dois temas serão retomadas. Já se sabia que Brasil e Uruguai pressionariam pela flexibilização das regras, mas que o Paraguai e, principalmente, a Argentina, eram contra. As duas propostas são defendidas pelo Brasil e Uruguai como parte de um esforço para “modernizar” o bloco. Houve troca de farpas entre os ministros da Economia do Brasil, Paulo Guedes, e da Argentina, Martín Guzmán. Em dado momento da reunião, Guzmán criticou a defesa do livre mercado, princípio caro aos liberais, como Guedes.

A reunião desta segunda-feira (26/04) era vista pelo Brasil como decisiva. Nas últimas semanas, o ministro da Economia, deu declarações com um ultimato em que consideraram o encontro um prazo final para que o bloco comece a flexibilizar essas regras. Com a marcação de uma nova reunião para daqui a um mês, ainda será analisada qual a estratégia que o Brasil deve adotar até lá. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.