ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Abr/2021

Cúpula do Clima: O governo brasileiro está isolado

O Brasil participa, a partir desta quinta-feira (22/04), da Cúpula dos Líderes sobre o Clima, convocada pelo presidente norte-americano Joe Biden. Na avaliação de ambientalistas, a atual situação do País é inédita e aponta para um isolamento ainda maior do governo nos segmentos da sociedade. Para o Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), as forças vivas da sociedade brasileira, seja a academia, a ciência, as ONGs e os setores produtivos mais desenvolvidos, que têm maior clareza do momento atual, estão hoje dissociadas da posição do governo. Governadores de 24 Estados entregaram uma carta assinada ao embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, com uma proposta de negociação direta sobre o clima.

O documento foi elaborado pela coalizão Governadores pelo Clima. Quando um país está completamente dividido entre as forças vivas da sociedade e seu governo, não há nenhuma confiabilidade possível com as atitudes do governo. No evento, o Brasil deve pedir aos Estados Unidos uma ajuda de cerca US$ 1 bilhão para medidas de combate ao desmatamento ilegal. No entanto, a aprovação dos repasses deve sofrer forte pressão do Congresso norte-americano. Existe uma posição crescente de que qualquer tipo de auxílio deverá contar com uma política ambiental clara. O Coletivo Fórum das ONGs Ambientalistas do Distrito Federal e Entorno acredita que é muito difícil, dentro do que está sendo apresentado como política ambiental do Brasil, que o governo possa convencer os demais países de sua boa-vontade no assunto, uma vez que tudo demonstra o contrário.

Para a Universidade de São Paulo (USP), são dois Brasis: um, onde a sociedade civil se manifesta em defesa do Estado brasileiro, sua Constituição e a integridade de seus recursos naturais; e de outro lado um governo que não se reconhece no papel de Estado, mais associado aos interesses setoriais causadores do aquecimento global. A Cúpula do Clima ocorre entre os dias 22 de 23 de abril e reúne 40 líderes mundiais a convite dos Estados Unidos. O Brasil será representado pelo presidente Jair Bolsonaro, que chega à cúpula sob forte cobrança pelo desmatamento ilegal na Amazônia. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.