ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Abr/2021

Brasil está comprometido com a descarbonização

Segundo a Embrapa, o consumo mundial seguirá na onda da descarbonização, na qual a agricultura brasileira já está inserida. O foco da pesquisa da empresa hoje é a agricultura de baixo carbono, a mitigação de mudanças climáticas, a promoção de bioinsumos e biopesticidas e a intensificação sustentável da rede ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta). Também se observa o compromisso de várias empresas em reduzir a pegada de carbono. Entre as ações que colocam o País como protagonista dessas iniciativas de descarbonização pode-se citar a carne de carbono neutro e as lavouras da Rede ILPF. O Brasil será um dos maiores ou o maior protagonista do agro mundial em 2030, com previsão de produção de cerca de 318 milhões de toneladas.

Esse aumento de produção se dará com aumento da produtividade e aumento da área cultivada com recuperação de pastagens degradas. Hoje, o País possui em torno de 98 milhões de hectares de pastagens degradadas com a possibilidade de serem incorporadas ao sistema produtivo por meio do sistema ILPF. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), ressalta-se a importância da política ambiental aliada à política agrícola para o futuro do agronegócio brasileiro. Para o desenvolvimento do agronegócio é fundamental que a política ambiental brasileira seja responsável, ambiciosa, preserve as florestas e integre a preservação com as atividades agropecuárias.

Nada interessa mais ao agronegócio brasileiro que uma política ambiental que valorize a marca Brasil e não crie problemas reputacionais que desvalorizem os produtos. Não há conflito entre o avanço da agropecuária e uma política ambiental responsável para a qual o Brasil está vocacionado, por suas características. Para a Sociedade Rural Brasileira (SRB) é urgente a aprovação de amplo projeto de regularização fundiária no Brasil. É urgente aprovação de projeto que englobe pequenos, médios e grandes produtores. Muitas famílias foram incentivadas pelo governo para migrar para áreas distantes e lá iniciaram atividade agropecuária e é preciso regularizar essas áreas. A regularização fundiária é um dos principais desafios atuais e ambientais do agronegócio brasileiro. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.