ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Abr/2021

Títulos Verdes: previsão é de avanço de emissões

A Climate Bonds Iniciative (CBI), que atua na certificação de títulos verdes, espera um crescimento maior da emissão desses instrumentos para agricultura no Brasil neste ano ante a alta já vista no ano passado. Já houve algumas emissões no primeiro trimestre e devem ocorrer outras ainda neste ano. O Brasil tem um grande potencial para expansão de títulos verdes com destinação de recursos para a agricultura. No País, destacam-se os títulos verdes para uso da terra com 34% de participação nas emissões totais de títulos verdes nacionais. O mercado retomou em 2019 e sustentou o crescimento em 2020.

A CBI publicou os critérios para classificação de um título verde agrícola em novembro do ano passado. A avaliação é destinada a culturas perenes, não perenes e pecuária. Entre os critérios adotados, pode-se citar a não conversão de terras com alto estoque de carbono, a não remoção de vegetação lenhosa com mais de 3 metros de altura, o manejo de animais e de culturas com baixa emissão de carbono, o bem-estar animal e origem da ração para sistemas pecuários. O Ministério da Agricultura afirmou que vem atuando para fomentar o investimento verde na agricultura brasileira. O Ministério trabalha atualmente na prospecção de investidores para o agronegócio e na customização dos critérios mínimos para os títulos da agropecuária brasileira serem considerados verdes.

Quanto à política pública de crédito, ressalta-se a intenção do Ministério é concentrar cada vez mais os recursos do Plano Safra em investimentos sustentáveis, como o Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC). O Plano Safra 2021/2022 está sendo construído e está sendo considerado apoio mais intenso à sustentabilidade. O plano sempre observa financiamentos convencionais, dos quais a agricultura depende muito, mas também inclui direcionamento de recursos ao financiamento de investimentos mais sustentáveis. O Plano Safra 2021/2022 deve ser anunciado no fim de maio, com vigência a partir de 1º de julho. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.