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08/Abr/2021

Logística: Ferrogrão já nascerá com o selo verde

A Secretaria Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura garantiu que o projeto da Ferrogrão já nasce com o selo verde. A Ferrogrão, principal projeto logístico do País e que vai correr paralela à rodovia BR-163, em direção aos portos do Arco Norte, teve suspenso seu licenciamento ambiental no Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 15 de março, quando o magistrado Alexandre de Morais atendeu a pedido de liminar do PSOL. Moraes acatou o argumento de que o traçado previsto para a ferrovia cortaria área de uma floresta protegida, o Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, e que também passaria por cima de terras indígenas. O Ministério da Infraestrutura apontou, porém, a contradição que persiste em questionar os benefícios ambientais proporcionados por uma ferrovia.

A ferrovia substitui um modal (o rodoviário). Hoje, passam por dia cerca de 2 mil caminhões na BR-163, veículos graneleiros e de alta capacidade, uma rodovia que não tem capacidade estrutural para isso. Mesmo assim, ao terminar de asfaltar os 54 Km que restavam dessa rodovia, o ganho de produtividade foi enorme; houve redução de 11% a 12% no custo do frete. Se a Ferrogrão for concretizada, haverá vários agentes competindo pela mesma carga. Ainda sobre o selo verde, o Ministério da Infraestrutura tem buscado parceiros e colaboração com órgãos internacionais para obter certificações internacionais que chancelem que o projeto está creditado para receber investimentos "verdes".

Além disso, a região por onde os trilhos vai passar já está “antropizada” e sob impacto da BR-163. Sendo que 95% da carga que hoje vai pela rodovia irá para a ferrovia nos próximos dez anos. No modelo de investimento para a Ferrogrão, o governo tentou mitigar todos os riscos de um empreendimento na Amazônia. Há um capex de R$ 12,7 bilhões, sendo que a ferrovia só vai se tornar efetivamente operacional a partir da metade de sua construção; é uma ferrovia muito origem e destino, que não terá áreas para cargas intermediárias. A Ferrogrão é um projeto desafiador, mas que nasce com a pegada verde; é uma ferrovia pensada sob o ponto de vista socioambiental. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.