ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Abr/2021

Brasil abre mercados para produtos agropecuários

Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil passará a exportar bovinos vivos, frutas, material genético e ovos para novos países. Foram sete novas aberturas no mês passado. A mais recente foi a possibilidade de negociar figo com a Argentina, formalizada no fim de março. Ainda no mês passado, a Argentina permitiu a importação de ovos in natura, farinha de ruminantes e alimentação para pets do Brasil. A Colômbia liberou a entrada de maçãs brasileiras.

Israel liberou a importação de peles salgadas de bovinos, suínos e equinos, e Paraguai, de sêmen equino congelado. Em fevereiro, o País obteve permissão para exportar bovinos vivos para abate, bovinos vivos para reprodução, embrião bovino, sêmen bovino e carne suína e derivados para o Camboja. Também em fevereiro, a África do Sul permitiu a importação de raspas e aparas bovinas do Brasil, o México, farinha de pescado, e a Colômbia, de estacas enraizadas de eucalipto e de sementes de arroz.

No mesmo mês, o Chile já havia liberado a entrada de ovos SPF (Specific Pathogen Free), que são livres de patógenos específicos, e roedores para zoológico e animais de companhia do Brasil. No ano, a pasta contabiliza 20 ações de aberturas de novos mercados, o que significa a possibilidade de comercializar um novo produto por parceiro comercial. Em janeiro, outros dois mercados foram abertos: carne de ovinos para Arábia Saudita e tripas e bexigas bovinas para a Argentina. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.