ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Mar/2021

Comercialização: parceria entre CME e Grão Direto

Cerca de 100 mil toneladas de grãos, como milho e soja, já tiveram cotação definida em tempo real no mercado físico por meio do novo serviço de compra e venda desenvolvido pela CME, controladora da Bolsa de Chicago, e a agtech Grão Direto. Com lançamento oficial nesta terça-feira (30/03) do serviço batizado de "Clicou, Fechou", as projeções de crescimento são de multiplicar esse volume por 10 em 2021. O novo sistema considera diversos aspectos logísticos, destino dos grãos, regionalização, perfil dos negociantes e diversos outros aspectos para realizar uma precificação totalmente parametrizada, automática e personalizada para cada fazenda, produtor rural ou armazém. Com esta nova solução, produtores rurais habilitados podem acompanhar em tempo real os preços no mercado físico disponibilizados pelos compradores que utilizam este serviço.

Em questão de poucos minutos ou até segundos, um negócio pode ser fechado e formalizado em uma experiência 100% digital e totalmente segura, desde a negociação, passando pela integração com o hedge do comprador, até o contrato digital assinado entre as partes. Todo o desenvolvimento tecnológico do "Clicou, Fechou" levou quatro meses e ficou a cargo do time de Tecnologia e Produto da Grão Direto. A ferramenta também amplia o alcance dos esforços de rastreabilidade e de sustentabilidade na comercialização de grãos, pois com todo o processo sendo digital, torna-se muito mais fácil a integração dos negócios com os diferentes sistemas de rastreabilidade da cadeia.

Para a CME, o acordo é uma oportunidade para apoiar aos clientes globais. No final do ano passado, foi realizado um piloto de três meses. Uma das quatro maiores tradings do mundo e produtores rurais selecionados em três Estados brasileiros participaram dos testes. O objetivo era validar pontos como a precificação em tempo real, a conectividade com a Bolsa de Chicago, a praticidade do sistema e colher feedbacks dos usuários. Nas quatro filiais selecionadas pela trading, os negócios digitais atingiram no final do período mais de 70% do volume total de negócios. Os usuários destacaram a facilidade de acompanhamento das transações por meio da plataforma. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.