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29/Mar/2021

Pandemia: maior impacto no consumo fora de casa

De acordo com estudo realizado pela Kantar, as vendas de bens para serem consumidos dentro das casas tiveram alta de 10% em 2020 no mundo; no entanto, os setores de snacks e bebidas não alcoólicas para serem consumidos dentro e fora das casas tiveram desempenho negativo. Em comparação a 2019, as vendas para consumo fora de casa acumularam baixa de US$ 22 bilhões (-26% em comparação a 2019), enquanto o consumo dentro das casas cresceu U$ 8 bilhões (+8% em comparação a 2019). Os dados são baseados na análise do ano completo de 2020 em relação a 2019 e pesquisa os mercados do Brasil, China, França, Grã-Bretanha, Indonésia, México, Portugal, Espanha e Tailândia.

No Brasil, o gasto realizado para consumo fora das casas também caiu em comparação com 2019 em 16%, enquanto o consumo para ser feito dentro das casas teve desempenho positivo de 12%. A categoria de bebidas foi a mais atingida no mundo durante o primeiro período de bloqueio, no segundo trimestre de 2020. Refrigerantes e cafés, que tinham a maior dependência do consumo externo, sofreram o declínio mais significativo, de -16% e -22%, respectivamente. No final de 2020, o levantamento apontou que as vendas de bebidas para consumo fora de casa caíram mais de 30%, enquanto as vendas para consumo dentro das casas aumentaram apenas 6%. No total, as vendas tiveram queda de 14%. Embora nenhum dos setores tenha se recuperado totalmente no último ano, o desempenho foi melhor para snacks no terceiro trimestre.

Dentro da categoria, temos chocolate e snacks salgados, duas com a menor dependência do consumo externo para as vendas gerais. Em 2020, elas registraram um crescimento de 4% e 5%, respectivamente. As medidas de combate à pandemia de Covid-19 ainda atingiram dois canais distintos, essencialmente dependentes do consumo fora das casas: HoReCa (Hotéis, Restaurantes e Cafeterias) e Impulso (quiosques, lojas de doces, postos de gasolina, carro móvel, food truck, vendedores ambulantes e máquinas de venda automática). O estudo aponta que ambos os canais foram responsáveis por 85% da perda de US$ 22 bilhões em vendas para consumo fora de casa, com maior contribuição negativa do HoReCa. Segundo o levantamento, as vendas caíram 36 % em HoReCa e 24% em Impulso. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.