ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/May/2026

Irã reafirma controle sobre urânio e Estreito de Ormuz

Autoridades do Irã afirmam que o país não recuará de suas chamadas “linhas vermelhas” em temas estratégicos, incluindo o direito ao enriquecimento de urânio, a posse de urânio enriquecido, o controle sobre o Estreito de Ormuz e a suspensão de sanções internacionais. O posicionamento foi reiterado pelo presidente da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano, Ebrahim Azizi, em manifestação pública na qual reforça a manutenção das diretrizes estratégicas do país diante de pressões externas e eventuais negociações diplomáticas. Outra autoridade iraniana, o vice-secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional, Ali Bagheri Kani, também descartou discussões sobre o estoque de urânio enriquecido no âmbito das negociações em curso.

Segundo ele, os contatos indiretos entre Irã e Estados Unidos continuam, mas sem avanço sobre pontos considerados centrais pelo Irã. O governo iraniano também indica mudanças nas condições de navegação no Estreito de Ormuz após recentes tensões regionais, em articulação com Omã para a criação de um novo mecanismo de passagem de navios. A avaliação é de que os procedimentos de trânsito na região serão alterados em relação ao padrão anterior ao conflito. As declarações reforçam a manutenção da postura iraniana em um contexto de elevada tensão geopolítica no Oriente Médio, com potencial impacto sobre fluxos comerciais globais, especialmente no transporte de petróleo e derivados via Estreito de Ormuz. Ainda, o governo dos Estados Unidos impôs, na quarta-feira (27/05), sanções adicionais ao Irã, como parte de uma ampla campanha de pressão econômica contra o país persa.

Desta vez, o alvo é a recém-criada agência que está tentando controlar o transporte marítimo pelo Estreito de Ormuz. As sanções foram anunciadas depois que as forças norte-americanas realizaram ataques a uma instalação militar do Irã após o abate de drones. As sanções visam a autoridade do estreito do Golfo Pérsico e qualquer pessoa ou entidade que coopere com a agência. Os pedágios no Estreito de Ormuz podem chegar a até US$ 2 milhões por embarcação. Nesse contexto, a Guarda Revolucionária do Irã anunciou ter realizado nesta quinta-feira (28/05) um ataque contra uma base dos Estados Unidos no Kuwait.

A ofensiva é uma retaliação ao bombardeio realizado mais cedo pelas forças norte-americanas contra alvos militares no país persa, após o abate de quatro drones nas proximidades do Estreito de Ormuz. O Exército do Kuwait confirmou ter enfrentado um ataque de mísseis e drones, mas não forneceu detalhes sobre os alvos. As proximidades do Aeroporto Internacional de Bandar Abbas também foram atacadas, segundo a Guarda Revolucionária. Durante a guerra iniciada no fim de fevereiro e que entrou em cessar-fogo no dia 7 de abril, o Kuwait foi repetidamente atacado pelo Irã e por milícias xiitas do Iraque. Apesar da volta das hostilidades, representantes norte-americanos e iranianos seguem negociando um acordo de paz. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.