05/Abr/2023
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou que o setor bancário está "desafiado e alerta" aos problemas observados em bancos dos Estados Unidos e da Europa, com os casos recentes dos bancos regionais que quebraram nos Estados Unidos e com o Credit Suisse na Europa. Isso tem colocado um holofote sobre a regulação internacional e tem testado a resiliência do sistema bancário como um todo.
No caso do Brasil, o Banco Central tem agido para diminuir desequilíbrios regulatórios. Importante destacar a excelência da regulação bancária brasileira, além da supervisão e do monitoramento do Banco Central. O Brasil pode continuar mostrando ao mundo a capacidade de resiliência do sistema bancário em termos de capital, de provisionamento, de liquidez e de gestão, tanto de ativos, como passivos.
O Índice de Basileia médio do sistema bancário do País supera o mínimo regulatório de Basileia. O RoE (Retorno sobre Patrimônio Líquido) do setor é de 15% ao ano. Não é errado ter rentabilidade elevada. Ressalta-se que o setor bancário não está nas primeiras colocações entre os mais rentáveis da economia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.